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10 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


1. Não pule refeições: Alimenta-se de 3 em 3 horas. Facilita o processo digestivo, melhora no controle glicêmico. Nosso cérebro precisa de aporte constante de glicose (carboidrato). A inconstância em receber esse nutriente, traz redução da nossa disposição, além de proporcionar perda de massa muscular. Além disso, comendo de 3 em 3 horas, a fome e a voracidade se mantêm sob controle, evitando episódios de compulsão alimentar. 2. Beba água: A desidratação diminui 20% a produção energética. A quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual, o cálculo feito é 35 ml de água multiplicada pelo peso corporal de cada um. Lembrando que a água não pode ser substituída por outros líquidos como chás, sucos, refrigerantes, etc. 3. Consuma Alimentos Integrais São excelentes para manter os níveis de glicemia (açúcar no sangue). Auxiliam o funcionamento regular do intestino, no equilíbrio da microbiota e na integridade da mucosa. 4.Consuma frutas e hortaliças: Coma verduras, legumes e frutas. Eles são ótimas fontes de fibras (regulam o funcionamento intestinal), vitaminas e minerais. Contém fitoquímicos os quais são excelentes antioxidades (protetores das nossas células). . 5.Evite alimentos refinados: Os alimentos considerados brancos (pão, açúcar, trigo, arroz), não contêm mais a película, onde estava à maioria dos nutrientes. Também passam por um processo químico chamado de branqueamento, neste processo, diversas substâncias químicas são adicionadas, com potencial efeito negativo para nosso organismo. 6.Reduza o consumo de sal: Tire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, use ervas frescas para realçar o sabor. ·. 7.Evite alimentos industrializados, embutidos (salsichas, linguiças, salame): Todos esses alimentos contém muito sódio, conservantes, toxinas xenobióticas (compostos químicos estranhos a um organismo), aumenta retenção de líquidos, aumenta a pressão arterial, dificulta o emagrecimento, piora destoxificação hepática. Pode haver comprometimento do sistema imunológico e processos alérgicos. 8.Evite consumo de chocolates: Dificulta no emagrecimento, piora o controle glicêmico. Prefira chocolate a partir de 70% de cacau, pois possui mais manteiga de cacau, uma gordura vegetal que contêm antioxidantes e podem proteger contra doenças do coração. Quanto mais doce o chocolate, menor a quantidade de massa de cacau em sua formulação. O chocolate branco, por exemplo, não possui massa de cacau em sua composição e não traz benefícios à saúde. 9.Evite consumo de bebidas alcoólicas: O consumo excessivo de álcool, ou mesmo ocasionalmente, pode aumentar a liberação de cortisol no corpo, o hormônio que quebra músculos e retém gordura. Essa perda de músculo pode significar uma grande desaceleração no metabolismo, fazendo com que seja mais fácil ganhar peso, Além disso, o álcool causa uma queda na testosterona nos homens, um hormônio que ajuda a queimar gordura. A ingestão excessiva também promove sobrecarga hepática podendo causar cirrose e até mesmo câncer, principalmente quando em associação com o fumo. 10.Planeje as compras e o preparo das refeições: Planeje as compras de alimentos, organize a despensa doméstica e defina com antecedência o cardápio da semana. Faça da preparação de refeições e do ato de comer momentos privilegiados de convivência e prazer. Reavalie como você tem usado o seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a alimentação.

Uma alimentação variada, equilibrada e saudável trás uma proteção para nosso corpo!

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