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10 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

August 11, 2017

 

1. Não pule refeições:

Alimenta-se de 3 em 3 horas. Facilita o processo digestivo, melhora no controle
glicêmico. Nosso cérebro precisa de aporte constante de glicose (carboidrato).
A inconstância em receber esse nutriente, traz redução da nossa disposição,
além de proporcionar perda de massa muscular. Além disso, comendo de 3 em
3 horas, a fome e a voracidade se mantêm sob controle, evitando episódios de
compulsão alimentar.

2. Beba água:
A desidratação diminui 20% a produção energética. A quantidade de água que
deve ser consumida no dia é individual, o cálculo feito é 35 ml de água
multiplicada pelo peso corporal de cada um. Lembrando que a água não pode
ser substituída por outros líquidos como chás, sucos, refrigerantes, etc.

3. Consuma Alimentos Integrais
São excelentes para manter os níveis de glicemia (açúcar no sangue).
Auxiliam o funcionamento regular do intestino, no equilíbrio da microbiota e na
integridade da mucosa.

4.Consuma frutas e hortaliças:
Coma verduras, legumes e frutas. Eles são ótimas fontes de fibras (regulam o
funcionamento intestinal), vitaminas e minerais. Contém fitoquímicos os quais
são excelentes antioxidades (protetores das nossas células).
.

5.Evite alimentos refinados:
Os alimentos considerados brancos (pão, açúcar, trigo, arroz), não contêm
mais a película, onde estava à maioria dos nutrientes. Também passam por um
processo químico chamado de branqueamento, neste processo, diversas
substâncias químicas são adicionadas, com potencial efeito negativo para
nosso organismo.

6.Reduza o consumo de sal:
Tire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do
organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue
(hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, use ervas frescas
para realçar o sabor. ·.

7.Evite alimentos industrializados, embutidos (salsichas, linguiças,
salame):

Todos esses alimentos contém muito sódio, conservantes, toxinas xenobióticas
(compostos químicos estranhos a um organismo), aumenta retenção de
líquidos, aumenta a pressão arterial, dificulta o emagrecimento, piora
destoxificação hepática. Pode haver comprometimento do sistema imunológico
e processos alérgicos.

8.Evite consumo de chocolates:
Dificulta no emagrecimento, piora o controle glicêmico. Prefira chocolate a
partir de 70% de cacau, pois possui mais manteiga de cacau, uma gordura
vegetal que contêm antioxidantes e podem proteger contra doenças do coração.
Quanto mais doce o chocolate, menor a quantidade de massa de cacau em sua
formulação. O chocolate branco, por exemplo, não possui massa de cacau em sua
composição e não traz benefícios à saúde.

9.Evite consumo de bebidas alcoólicas:

O consumo excessivo de álcool, ou mesmo ocasionalmente, pode aumentar a
liberação de cortisol no corpo, o hormônio que quebra músculos e retém
gordura. Essa perda de músculo pode significar uma grande desaceleração no
metabolismo, fazendo com que seja mais fácil ganhar peso, Além disso, o
álcool causa uma queda na testosterona nos homens, um hormônio que ajuda
a queimar gordura. A ingestão excessiva também promove sobrecarga
hepática podendo causar cirrose e até mesmo câncer, principalmente quando
em associação com o fumo.

10.Planeje as compras e o preparo das refeições:
 
Planeje as compras de alimentos, organize a despensa doméstica e defina com
antecedência o cardápio da semana. Faça da preparação de refeições e do ato
de comer momentos privilegiados de convivência e prazer. Reavalie como você
tem usado o seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço
para a alimentação.

 

Uma alimentação variada, equilibrada e saudável trás uma proteção para nosso corpo!

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